O que é necessário para gerar satisfação, conforto e bem-estar nos colaboradores?

Engana-se quem pensa que a satisfação na vida profissional se resume apenas ao salário recebido ao final do mês ou escolher a profissão certa para seguir carreira. Ainda que esses aspectos sejam de extrema importância para a felicidade, eles não são suficientes.


Pesquisadores acreditam que a satisfação é dinâmica, englobando diversos fatores relacionados a rotina de trabalho, expectativas dos profissionais, suas necessidades e motivações. Contudo, cada pessoa expressa esse sentimento de maneira individual, demonstrando ou não seu contentamento, ou descontentamento.


Gerar satisfação, conforto e bem-estar nos colaboradores é essencial para alcançar bons resultados. Continue a leitura e descubra como descobrir se as equipes estão satisfeitas.


Colaboradores satisfeitos

| O papel da comunicação


Todo e qualquer relacionamento saudável exige comunicação. O mesmo acontece com as relações de trabalho: precisam de um diálogo franco e aberto para evitar ruídos. Colaboradores precisam ser ouvidos e seus anseios devem ser considerados.


Nesse momento, você pode estar pensando que sua empresa já ouve os colaboradores por meio do feedback. Entretanto, o processo deve ir além de pontuar o que deve ser melhorado e elogiar a qualidade do trabalho exercido.


É hora de perguntar ao trabalhador seu sentimento em relação à empresa, como os benefícios oferecidos atualmente melhoram seu bem-estar, a qualidade de vida e o que a gestão de recursos humanos pode fazer para ficarem satisfeitos.


| Interpretando a mensagem


É natural que os colaboradores tenham receio de expor suas insatisfações com o empregador. Muitas vezes, as pessoas vão dizer que estão totalmente satisfeitas com o que recebem. Em outras não serão diretos sobre o que poderia melhorar ou vão resumir seus anseios no aumento de salário.


Interpretar a mensagem corretamente é o grande segredo para adotar medidas eficientes que geram satisfação, conforto e bem-estar nos colaboradores.


O colaborador pode querer um aumento de salário para fazer uma faculdade. Quanto custaria para a empresa conceder uma bolsa de estudos para esse profissional, considerando que a formação pode agregar aos negócios?


Com a inflação em alta, o aumento salarial pode significar segurança para resolver os problemas do dia a dia. Cartões como o BenAssist, por exemplo, oferecem assistências para descomplicar a rotina. Para o bolso dos gestores, sai muito mais em conta do que concede um aumento salarial em massa.


| O aumento salarial nem sempre é a resposta


Sabemos que muitas empresas gostariam de aumentar o salário dos colaboradores, mas nem sempre isso é possível. Oferecer uma política de benefícios e assistências se torna um caminho seguro e econômico para elevar a satisfação, conforto e bem-estar no trabalho.

Ao interpretar a mensagem corretamente — ou até mesmo perguntar para o colaborador os motivos pelos quais ele deseja um aumento salarial ou outras mudanças na sua relação com o empregador — a gestão de pessoas consegue trabalhar em prol das melhores alternativas para a empresa e o colaborador.


O que é necessário para gerar satisfação, conforto e bem-estar nos colaboradores não tem uma única resposta correta. Cabe às empresas estabelecerem uma comunicação franca, direta e honesta com os profissionais para descobrir o que podem fazer por eles.


A Angelus Assistência ajuda você a extrair o melhor da sua força de trabalho promovendo segurança e qualidade de vida. Saiba mais sobre nós.

19 visualizações0 comentário