top of page

Como ter um onboarding de sucesso na sua empresa

Bem-vindo ao mundo do onboarding! Se você está aqui, provavelmente é porque tem interesse em garantir que seus novos colaboradores sejam integrados de maneira eficiente e efetiva à cultura organizacional, aos valores e aos processos da sua empresa. Afinal, um bom onboarding pode ter um impacto significativo na satisfação, retenção e desempenho das equipes.


Então, continue a leitura para explorar algumas dicas para um onboarding efetivo que vai ser um sucesso entre os colaboradores.


Pessoas no trabalho conversando.

Alinhando expectativas


Antes mesmo de contratar um novo colaborador, é importante que você saiba exatamente o que espera dele. Isso inclui as tarefas que ele realizará, os objetivos a serem alcançados e as competências necessárias para o cargo. Quanto mais claras e objetivas forem suas expectativas, mais fácil será para o novo colaborador entender o que é esperado dele e, consequentemente, performar melhor. Vale lembrar que a comunicação clara e objetiva dessas expectativas é o primeiro passo para um onboarding nota 10. Você pode fazer isso em uma reunião, por meio de vídeos ou outros materiais.


Preparando conteúdos úteis


Treinamentos e recursos adequados são cruciais para garantir que eles tenham as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções. Além disso, é importante fornecer recursos, como manuais de procedimentos, ferramentas e tecnologias que eles possam consultar sempre que tiverem alguma dúvida.


Kit de boas-vindas


Crie uma cultura acolhedora na sua empresa. O onboarding não se trata apenas de treinar os novos colaboradores sobre suas tarefas e responsabilidades, mas também trazer o sentimento de pertencimento à cultura. Para acolher quem está chegando à organização, invista em um kit de boas-vindas com alguns brindes personalizados e materiais úteis impressos.


Acompanhamento


Um bom onboarding não termina quando cada novo colaborador se dirige ao setor onde vai, de fato, trabalhar. É importante que exista um acompanhamento de desempenho e feedbacks construtivos. Isso ajudará a identificar pontos de melhoria e a garantir que o time esteja desenvolvendo as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos na empresa.


É importante lembrar que o onboarding é um processo contínuo e que requer tempo e recursos para ser feito corretamente. Não é algo que você pode fazer rapidamente e esquecer.


É preciso investir em treinamentos, programas de integração, recursos e tecnologias para garantir que seus novos colaboradores tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível.


Quer receber os novos colaboradores da melhor maneira? Ofereça BenAssist.


Saiba mais sobre os benefícios no site.

Comments


bottom of page