top of page

Psicologia organizacional e do trabalho: você conhece as diferenças?

Atualizado: 16 de fev. de 2022

Embora estejam relacionadas, a psicologia do trabalho e a psicologia organizacional apresentam dois conceitos diferentes. Enquanto uma está focada na empresa, a outra tem como foco o colaborador.


Reconhecer essas diferenças é fundamental para investir estrategicamente, de acordo com as necessidades da organização e traçar alternativas mais adequadas para que os objetivos a médio, curto e longo prazo sejam atingidos.


Que tal conhecer mais sobre o assunto e usar as informações do nosso post a favor do seu trabalho?


Relação entre psicologia organizacional e do trabalho

| Psicologia organizacional x psicologia do trabalho: um resumo dos conceitos


Como o nome já diz, a psicologia organizacional é voltada para a organização, ou seja, para empresa. Isso significa que, as ações desenvolvidas sempre serão voltadas para as necessidades e interesses do negócio.


Já a psicologia do trabalho se aplica ao trabalhador, apoiando as estratégias que atendam aos interesses do colaborador enquanto indivíduo, de modo que possam sustentar sua relação com o trabalho.


| Como esses conceitos se aplicam ao dia a dia das empresas


Para que as diferenças fiquem ainda mais nítidas, vamos revelar como esses conceitos se aplicam no dia a dia das empresas.


Psicologia organizacional


Recrutamento e seleção

Os psicólogos organizacionais lidam com o recrutamento e seleção das empresas. No entanto, não é só com a condução dos processos: esses profissionais são preparados para analisar os cargos oferecidos, identificar as competências necessárias para assumir a vaga e construir o perfil ideal, que deve ser atingido com o anúncio.


Inclusive, a elaboração do anúncio mais adequado, juntamente com a descrição da vaga ideal e os testes que comprovarão quem é a pessoa candidata que mais se enquadra nos requisitos também é trabalho do psicólogo organizacional.


Treinamento e desenvolvimento

Assim como o psicólogo organizacional desenvolve o perfil mais adequado para preencher as vagas, ele também tem o conhecimento necessário para implementar programas de treinamento e desenvolvimento que realmente contribuam com a capacitação e evolução dos times.


Avaliação do plano de cargos e salários

A avaliação dos planos de cargos e salários são alguns dos trabalhos mais importantes do psicólogo organizacional, pois, garante que a empresa se mantenha competitiva no mercado, viabiliza a contratação dos melhores profissionais do mercado e mantém a motivação dos grupos.


Psicologia do trabalho

Aplicação de ferramentas de desempenho

Para manter um time de alta performance, engajado e motivado, o desempenho dos colaboradores deve ser monitorado. É papel da psicologia do trabalho fazer esse monitoramento, relacionando os resultados com as metas propostas pelo líder direto de cada profissional.


Comunicação interna

A comunicação interna é um dos pilares que sustentam uma empresa bem-sucedida, colaboradores satisfeitos e gestão de conflitos eficiente.


O psicólogo do trabalho está preparado para falar com os profissionais da melhor forma, seja para dar qualquer tipo de notícia, seja para mediar situações, seja para aplicar o código de ética e conduta diante de uma denúncia.


| A importância da psicologia organizacional e do trabalho


Para que as funções da psicologia do trabalho possam ser aplicadas, o profissional deve estudar como pode melhorar a satisfação dos colaboradores mediante a empresa e o ambiente de trabalho. Isso acaba se refletindo na diminuição do turnover e construção de uma imagem positiva como marca empregadora no mercado.


Por outro lado, a psicologia organizacional é fundamental para que os gestores de pessoas consigam exercer a gestão estratégica dos recursos humanos. Isso melhora os processos de tomada de decisão, reduz custos e potencializa resultados.


Como você pôde notar, embora existam diferenças entre a psicologia organizacional e do trabalho, ambas se complementam a são fundamentais para que as empresas possam cuidar do seu bem mais valioso: o capital humano!


Compartilhe conosco como sua empresa tem investido em ações para uma gestão de pessoas mais estratégica. Deixe um comentário.

54 visualizações0 comentário
bottom of page