top of page

Turnover: guia rápido sobre o assunto.

Se você trabalha com gestão de pessoas ou pesquisa sobre o assunto, certamente já leu por aí a palavra turnover.


O termo se refere à rotatividade de colaboradores dentro de uma mesma empresa, em um cálculo que faz o balanço entre admissões e demissões.


As taxas de rotatividade têm grandes implicações para qualquer empresa e o maior fator de influência sobre elas é a satisfação dos colaboradores. Continue a leitura e saiba mais!


Colaboradores em reunião

| O que é o turnover de colaboradores


O conceito de turnover diz respeito à taxa ou número de colaboradores que deixam uma empresa e são substituídos por novos profissionais em um determinado período.


Essa rotatividade por ser motivada por pedidos de demissão voluntária — quando o colaborador pede o próprio desligamento — ou por iniciativa da empresa que, por algum motivo, opta por demitir um ou mais colaboradores.

Cálculo de turnover


| As implicações do turnover nas empresas


Recrutar, contratar e treinar novos colaboradores demanda investimento de tempo e dinheiro. Se esse processo é realizado periodicamente, por conta de um alto volume de demissões, significa que a empresa está direcionando parte desses recursos para equilibrar o quadro de funcionários e pagar os encargos demissionais.


O famoso bordão “empresa onde não para ninguém” também revela uma consequência da alta rotatividade: a imagem da organização fica manchada. O mercado de trabalho começa a questionar qual o problema com a gestão do negócio para não conseguir contratar talentos adequados às suas políticas internas.


| Dados sobre a rotatividade de pessoal


De acordo com a consultoria global Great Place to Work (GPTW), que certifica e ranqueia as melhores empresas para trabalhar no mundo, a qualidade do clima organizacional é um dos principais influenciadores na conquista da certificação.


Nas empresas não certificadas, a demissão voluntária é de 20%. Já as organizações que exibem o selo GPTW contabilizam apenas 7%.


| Como reduzir o turnover na empresa


Benefícios oferecidos ao colaborador, relação com líderes e colegas, qualidade de vida proporcionada pelo trabalho e perspectiva de crescimento na organização são fatores que determinam o clima organizacional.


Isso significa que, quando as empresas trabalham esses pontos específicos, elas aumentam a satisfação dos colaboradores. Como consequência, experimentam a queda no turnover.


Os profissionais têm maior probabilidade de permanecer em uma organização quando se sentem conectados à sua cultura, satisfeitos com seus benefícios e apoiados pelo empregador. Portanto, para reduzir o turnover, você deve investir na satisfação do time.


Conte com a Angelus Assistência para fortalecer a relação com os colaboradores. Conheça nossos benefícios!

32 visualizações0 comentário
bottom of page