top of page

Micro e pequenas empresas no Brasil: por que elas são tão importantes?

Força motriz da economia nacional, as micro e pequenas empresas geram empregos, sustentam famílias, são capazes de inovar, mudando o cenário do país nos mais diversos segmentos do mercado. Desde 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 27 de junho como o Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas, com o intuito de celebrar e difundir a importância desses empreendimentos para a economia e desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.


No Brasil, em especial, os pequenos negócios são essenciais, representam mais 90% de todas as empresas do país, sendo responsáveis por aproximadamente 27% do PIB, mais de um quarto do total. Além disso, são as micro e pequenas empresas que têm gerado a maior parte dos novos empregos formais, segundo o Ministério da Economia.




O que define um micro ou pequena empresa?

Tabela mostra a diferença entre micro e pequena empresa
Fonte: Sebrae

Por que elas são importantes para a economia?


Novos empregos


Um levantamento divulgado pelo Sebrae apontou que as micro e pequenas empresas têm ganhado cada vez mais força na economia nacional, sendo responsáveis por 76% dos empregos formais criados no Brasil de janeiro a abril de 2022. Em outras palavras, isso significa que as micro e pequenas empresas abriram 470,52 mil vagas a mais que empresas maiores.


Se considerarmos apenas o mês de abril, os pequenos negócios foram responsáveis por 84% das novas vagas formais que surgiram no país. Isso significa 166,8 mil vagas de um total de 196,9 mil novos postos de trabalho. No que se refere a cada segmento da economia individualmente, apenas as pequenas empresas apresentaram um saldo positivo em todos os segmentos.

Inovação


No que diz respeito à inovação, as pequenas empresas também vêm se mostrando aptas a entrarem na corrida do mercado, apresentando desde soluções simples e inteligentes para o dia a dia de consumidores finais, até soluções tecnológicas que podem revolucionar determinado segmento do mercado.

Resiliência


Um estudo publicado na Revista Eletrônica de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas concluiu que, diante do contexto de crise econômica acarretado pela pandemia da Covid-19, as micro e pequenas empresas brasileiras demonstraram grande capacidade de adaptação e sobrevivência.


Contrariando as expectativas, empresas pequenas, com quadro de funcionários limitado, foram capazes de se reinventar e conseguir soluções eficazes em seus respectivos nichos. Na hora de atrair e reter talentos, pequenos negócios também têm se mostrado cada vez mais competitivos, investindo no capital humano. Afinal, a cada dia que passa, oferecer benefícios diferenciados aos colaboradores se torna uma razão para que uma organização se destaque na hora de competir com empresas maiores.


Com o BenAssist, micro e pequenas empresas saem na frente na hora de atrair e manter os melhores talentos do mercado em seu quadro de colaboradores. Isso porque o BenAssist oferece uma série de assistências, seguros e benefícios, com planos a partir de R$ 12,90 por mês.

Micro e pequeno empreendedor, pense grande e ofereça o melhor para seus colaboradores!

Para saber mais sobre nossos serviços oferecidos é só entrar em contato pelo 0800 001 1900 ou acessar nosso site.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page