top of page

Novembro Azul: como abordar o tema e quebrar o tabu na empresa?

A campanha Novembro Azul tem alcance mundial e se dedica ao combate e à prevenção do câncer de próstata. Ao longo de todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de promover a saúde do homem e conscientizar a respeito dos números de incidência e das formas de prevenir a doença.


Outras campanhas parecidas têm sido desenvolvidas em prol de causas igualmente relevantes como é o caso da campanha Setembro Amarelo, que está ligada à saúde mental; e Outubro Rosa, dedicada a combater e prevenir o câncer de mama.


Porém, quando o assunto é câncer de próstata, a comunicação e o engajamento na campanha podem ser um pouco mais complicados. Isso se deve ao fato de que o tema ainda é tabu entre os homens, que são o público-alvo da campanha e os afetados pela alta incidência da doença.


Nesse sentido, as empresas são fundamentais como responsáveis pela abordagem adequada do assunto, pois estão inseridas diariamente no cotidiano desses homens que podem estar negligenciando a própria saúde. Pensando em como abordar a campanha em uma organização e promover o cuidado com a saúde do homem, elencamos algumas opções de ações para este mês de novembro.

Homem 45+ apontando para o texto "Novembro Azul  Vamos ter essa conversa!"

Identificando o perfil da sua equipe


O bem-estar e a saúde dos colaboradores é uma preocupação crescente em empresas de grande e pequeno porte, entretanto, é fundamental que as abordagens e ações sejam feitas de maneira assertiva para que o efeito seja sempre positivo.


Antes de promover uma ação interna, é importante saber qual é o nível de abertura da sua equipe em relação ao tema. É importante saber o que eles já sabem, se existe ou existiu casos entre colaboradores, se eles têm acesso a exames de prevenção e outras informações que sejam relevantes para o contexto da sua empresa.


Depois de conhecer os homens para quem vocês vão falar, escolha uma ação adequada. Aqui, sugerimos algumas, que podem ser realizadas de forma isolada ou em conjunto, resultando em uma série de ações em prol do Novembro Azul.

Palestra com profissional


Chamar uma autoridade no assunto é sempre um caminho seguro e eficiente. Um médico pode trazer dados e orientar os homens da empresa a procederem para obter um diagnóstico precoce da doença, além de explicar meios de prevenir essa forma câncer, desmitificando crenças do senso comum em relação ao exame de prevenção e outros tópicos.

Material Informativo

Um material impresso ou digital, como uma cartilha, que chegue às mãos do colaborador por um canal de comunicação oficial da empresa pode acender uma importante luz de alerta.

Expor números e sintomas, por exemplo, pode levar os homens a procurar um médico para realizar o exame preventivo. Além disso, atualmente, o exame de toque não é mais necessário em todos os casos, e disseminar essa informação pode ajudar a quebrar o tabu em torno do tema.


Alguns dos sintomas mais comuns, que podem ser incluídos no material, são:

  • dificuldade de urinar;

  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia;

  • provocar dor óssea;

  • infecção generalizada (em casos mais graves);

  • insuficiência renal (em casos avançados).


Campanha de Engajamento


Se você reconheceu na equipe uma abertura em relação ao tema, uma ideia que pode gerar ótimos resultados é promover uma campanha interna que incentive os colaboradores a tomarem posição em prol da campanha.


Pode ser uma coisa singela, como uma fita azul para ser usada no cordão do crachá, ou uma campanha mais elaborada como a arrecadação de itens de higiene masculina para doação, já que a higiene é fundamental na prevenção ao câncer de próstata. Os itens podem ser repassados para instituições locais que atendam homens em vulnerabilidade social.

Dia Azul


Outra forma de conseguir o engajamento dos colaboradores e chamar a atenção do público externo é a promover o Dia Azul. Um dia no mês de novembro em que todos possam usar a cor azul para frisar a importância da campanha. Esta ação pode coincidir com outras, marcando o fechamento ou a abertura de um ciclo de ações.

Exame de Prevenção

Um caminho mais direto para abordar o assunto é facilitar o acesso do colaborador ao exame de PSA, um exame de sangue capaz de medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.


Nessa abordagem 100% voltada para a saúde e bem-estar do colaborador, seu aliado é o BenAssist, afinal, com várias assistências de saúde e bem-estar. o colaborador tem acesso a teleconsultas e descontos em diversos procedimentos e consultas médicas.

Quer fazer mais pelo seu time neste novembro?



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page