top of page

Fim de ano: retrospectiva e planejamento para sua empresa

Os enfeites de Natal começam a aparecer e é hora de começarmos a repensar o ano de 2022, rever as ações realizadas ao longo de todo o ano e traçar as metas individuais e corporativas para 2023.


O clima de final de ano é propício para inspirar o balanço e planejamento, com foco em trazer resultados cada vez mais produtivos para a empresa e para os colaboradores. Mas como começar?


Continue a leitura para encontrar algumas formas de repensar a ano que termina e se preparar para o ano que está chegando.

Pessoas felizes comemorando nas festas de final de ano com bebibas e decorações.

Balanço anual para além do financeiro


Normalmente, as empresas realizam balanço anual de contas e patrimônio, pois sabem que isso é essencial para manter a saúde de uma organização. Entretanto, quando o assunto é pessoas, nem todas as empresas param um período do ano para repensar e planejar ações de endomarketing, desenvolvimento de equipes e lideranças, retenção de talentos, etc.


Essa atenção, porém, é essencial para que seu quadro de colaboradores permaneça satisfeito e em constante evolução, trazendo resultados mais satisfatórios a cada dia.

Repensando ações internas


Pode parecer estranho, mas o primeiro passo é dar um passo atrás. Isso mesmo. É hora de olhar para tudo que deu certo ou errado neste ano e pensar no que pode ser repetido, melhorado ou excluído do planejamento do ano que vem.

Além de ações, é importante repensar nas metas que foram estabelecidas neste ano. Quais foram alcançadas? Quantas ficaram de fora por muito pouco? Quantas sequer foram trabalhadas? Entender esses resultados é importante para traçar as novas metas com base em prioridades reais.

Definindo metas


Como dissemos, depois de analisar o que foi feito, é a hora, de fato, de listar os objetivos da organização. Lembrando que, para alcançar as metas, é preciso ter um plano de ação, um Planejamento Estratégico que deverá ser seguido ao longo de todo o ano por todos na empresa.


Cuidando do seu time


O mais importante para ter sucesso na busca pelos objetivos da corporação é lembrar de quem faz tudo acontecer: os colaboradores. Para realizar um trabalho que traga os resultados desejados, a equipe precisa estar apoiada, com formação adequada, aperfeiçoamento e qualidade de vida em dia para se dedicar ao trabalho.

Planejamento de Endomarketing


Uma das formas de investir no sentimento de pertencimento e na qualidade de vida do time dentro da empresa é tendo um endomarketing forte, com campanhas que incentivem a participação dos colaboradores e promovam a identificação com a cultura organizacional.


Algumas das campanhas que merecem atenção na hora de planejar o endomarketing são: janeiro branco, Dia das Mães, Dia do Trabalho, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Plano de Desenvolvimento Individual – PDI

Para além do endomarketing, é importante se preocupar em desenvolver os colaboradores ao passo que a empresa também se desenvolve. Por isso, na hora de planejar o próximo ano, considere um Plano de Desenvolvimento Individual para a equipe. Por meio dele, você pode criar uma cultura de alinhamento e feeedbacks, além de estimular os colaboradores a se dedicarem e se aperfeiçoarem com o intuito de crescer dentro da empresa.


Qualidade de vida no ambiente de trabalho


Como já conversamos em outros textos aqui do blog, também é essencial que haja qualidade de vida no ambiente de trabalho. É nessa hora que você deve incluir no seu planejamento quais são os benefícios que pode oferecer para cuidar dos seus colaboradores. A tendência é que benefícios cada vez mais flexíveis tomem conta do mercado, auxiliando as empresas a manterem seus talentos na casa e aumentar o senso de pertencimento.


Quando o assunto é benefícios, você pode contar com a Angelus Assistência para cuidar do seu time com responsabilidade! São assistências e benefícios que fazem a diferença no dia a dia de cada membro da sua equipe.


Pronto para começar 2023 com tudo?


Conheça o BenAssist e planeje o melhor para o seu colaborador



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page