Quais as tendências do RH e principais desafios?

No passado, os profissionais de recursos humanos tinham seu trabalho resumido ao gerenciamento de contratações, folha de pagamento, calendário de férias e horas extras.


A crescente expansão do mercado de trabalho e a necessidade de vencer a concorrência fez com que as empresas olhassem com carinho para o seu capital humano, entendendo a sua relevância para conquistar objetivos e alcançar melhores resultados.


Desse processo nasceu uma preocupação constante: quais as tendências do RH e principais desafios?”. E nós vamos ajudar você a ter uma resposta!


Desafios do RH Estratégico

| A transformação do RH ao longo dos anos


No início dos anos 2000, o principal desafio do RH era se posicionar frente aos gestores como um setor estratégico e que ao seguir tendências, poderia fazer mais que apenas contratar pessoas.


Entre 2005 e 2010, o cenário finalmente começou a mudar. As organizações se tornaram mais abertas e humanas, o conceito de capital humano se fortaleceu e passou, finalmente e merecidamente, a ocupar uma posição estratégica nos negócios.


| Nova gestão de pessoas, uma tendência desafiadora


A nova gestão de pessoas é, ao mesmo tempo, a grande tendência e o maior desafio do RH para 2021 e a posteridade.


Afinal, o que significa exatamente se tornar uma empresa aberta e humana, em uma realidade onde as gerações ativas no mercado de trabalho se cruzam e saber administrá-las se tornou um requisito para o sucesso?


O novo perfil de colaborador chega ao mercado esperando poder contribuir com o crescimento do negócio e exige que esse desejo seja uma via de mão dupla. Ou seja, enquanto está disposto a se dedicar de corpo e alma à empresa, espera que a empresa também se dedique a ele.


Essas pessoas também são altamente tecnológicas. Empresas arcaicas, que não acreditam no potencial da tecnologia e decidem economizar na gestão de pessoas e na automatização de processos perdem em competitividade. Se tornam menos atrativas para profissionais e para o mercado no geral.


| O desafio de manter o alinhamento entre cultura organizacional e gestão de pessoas


A gestão de pessoas e cultura organizacional se complementam. Enquanto a primeira é responsável pela administração dos recursos humanos, a segunda dita as regras que vão manter o alinhamento entre a política do negócio e as demandas dos colaboradores.


O problema é que, muitas vezes, a cultura organizacional é tratada como se fosse um produto da empresa e não como a sua essência. Ou seja, ela deve envolver mais que as características positivas expostas em um texto bem escrito na sessão “sobre a empresa” ou “nossa história”, que vemos nos sites corporativos.


Precisa considerar limitações e fragilidades, pois, esse reconhecimento é necessário para que as melhorias contínuas aconteçam. Assim, o capital humano pode desenvolver as ações de humanização necessárias para consolidar a gestão de pessoas e posicionar os colaboradores como recurso fundamental para o sucesso.


| Um resumo das tendências do RH e principais desafios


As informações trazidas até aqui possibilitam a construção de um resumo sobre as tendências do RH e principais desafios que serão enfrentados de 2021 para frente:

  • Adotar políticas que valorizam o recrutamento interno, diminuindo demissões e apostando no capital humano como o segredo do sucesso dos negócios;

  • Garantir que os interesses da empresa estejam sempre alinhados aos interesses dos profissionais;

  • Investir em tecnologia para diminuir custos, otimizar processos, facilitar o dia a dia de colaboradores, gestores e a comunicação interna;

  • Realizar mudanças na forma de contratar, nas ferramentas utilizadas, na remuneração oferecida e no canal escolhido para captar profissionais.

Nesse contexto, fica nítido que as principais tendências do RH envolvem o posicionamento do setor como braço direito da alta gestão empresarial, investimento em pessoas e ferramentas que aprimoram o trabalho e otimizam a rotina.

Se o conteúdo foi importante para você, clique no coração abaixo.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo