top of page

O que é turnover e por que ele é preocupante para a sua empresa?

Atualizado: 4 de jul. de 2023

O alto índice de turnover pode afetar negativamente o andamento da sua empresa. Por isso, é importante trabalhar, junto com a equipe de Recursos Humanos, a redução desse índice, encontrando soluções que beneficiem empresa e colaboradores. Foi pensando nessa otimização que preparamos este texto, com tudo que você precisa saber sobre o turnover em sua organização.


O que é Turnover?


Apesar do estrangeirismo, turnover é um conceito muito simples de ser compreendido. Afinal, ele é apenas o índice de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, o que equivale ao número de pessoas que entram e saem da organização, seja por demissão voluntária ou não. Esse indicador é muito importante para que a gestão de RH compreenda como anda a satisfação do time com a empresa, mas também impacta diretamente no orçamento de uma organização, uma vez que pode acarretar uma série de despesas.

Turnover voluntário


Muito simples de ser compreendido, o turnover voluntário ocorre quando a demissão acontece a partir de um pedido do próprio colaborador e não da empresa, independente da razão que levou a pessoa a optar pelo desligamento.

Turnover involuntário


Já o turnover involuntário acontece quando é a empresa quem toma a decisão de fazer o desligamento do colaborador. Isso também pode acontecer devido a vários fatores, como agressão ao código de ética da empresa, mudanças de fluxo ou organograma, baixo rendimento etc.

Como vários motivos podem levar ao turnover involuntário, ele pode se apresentar de diferentes maneiras: funcional ou disfuncional. O turnover funcional favorece a empresa, enquanto o disfuncional a prejudica. Além disso, o turnover pode ser evitável ou inevitável. Isso significa que existem casos em que a empresa pode fazer melhorias, como treinamento de funcionários, para trazer ganhos no desempenho e evitar a demissão. Em outras ocasiões, como quando há desvios graves de conduta, não há como evitar o desligamento.

Como calcular o turnover em uma empresa?


Agora que entendemos o que é turnover, vamos identificar qual é o índice dentro da sua empresa. Para calcular o turnover mensal, é preciso somar as demissões e as admissões no período e dividir esse número por dois.

O próximo passo é dividir o resultado da conta anterior pelo número total de colaboradores ativos. Assim:

Demissões: 3

Admissões: 1

Número de colaboradores: 30

Turnover = 3 + 1 / 2 = 2

2 / 30 = 0,066

Ou seja, o turnover da empresa no mês de março é de 0,066. Para expor de maneira mais clara, basta multiplicar esse resultado por 100, assim é possível visualizar o valor em porcentagem:

0,066 × 100 = 6,66%


Motivos que elevam o turnover


  • Ausência de benefícios na empresa;

  • Baixa remuneração;

  • Inexistência de plano de carreira;

  • Falta de investimento em treinamento;

  • Ambiente tóxico.


Por que é preocupante?


Chegou a hora de entendermos por que o turnover pode ser um vilão na sua empresa. Para além da preocupação com a manutenção de uma boa equipe, um alto índice de turnover compromete as finanças de uma organização. Isso porque dispensar e contratar colaboradores envolve uma série de custos altos como:

  • Gastos em processos de seleção e recrutamento;

  • Despesas trabalhistas para cada desligamento e contratação de funcionários;

  • Investimento em treinamento e capacitação de novos colaboradores;

Além disso, existem perdas que são incalculáveis, como conhecimento de processos que se perdem, contatos estabelecidos com clientes e fornecedores, entre outros fatores que não são computáveis, mas alteram a dinâmica e os resultados da empresa.

Como evitar o Turnover na sua empresa


Pensando nas perdas que um alto turnover pode gerar, as empresas começam a pensar em estratégias para a redução de turnover. Uma dessas estratégias é focar na retenção de talentos, além de buscar tornar a empresa um lugar cada vez melhor para o time.

Outra dica de ouro na hora de diminuir o índice de turnover é investir em benefícios diferentes, como os que oferecemos com o BenAssist, para que o colaborador se sinta protegido no que diz respeito à saúde, bem-estar, mobilidade e seguros.

Essa flexibilidade e segurança reduz o turnover porque valoriza o colaborador ao priorizar suas necessidades.


Está pronto para começar a trabalhar na redução de turnover na sua empresa?



Conheça nossos planos.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page